segunda-feira, 12 de julho de 2010

Amamentar Faz Bem...

Por Larissa Faria e Qualy Food
Nos primeiros anos de vida, o organismo da criança passa por muitas transformações, e é através da alimentação adequada que a criança cresce e se desenvolve nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
Durante essa fase a amamentação é extremamente importante para o bebê. O leite humano possui qualidade e quantidade de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, ferro e água suficientes e adequados para suprir as necessidades nutricionais de cada bebê, não havendo a necessidade de introdução de outros alimentos nos primeiros 6 meses de vida. Possui também fatores imunológicos que protegem os bebês de infecções comuns nos primeiros meses de vida. Além disso, o leite humano é o único alimento que o organismo do bebê está preparado para receber. Portanto, até os 6 meses de vida o bebê deve receber o Aleitamento Materno Exclusivo ou AME, a amamentação deve continuar após a introdução de outros alimentos até os 2 anos de vida.
Além da importância nutricional do AME, o mesmo fortalece o vínculo mãe – filho, oferecendo satisfação e aumento de auto – estima para mãe.
Vale reforçar que o leite materno proporciona nutrição ótima e ideal ao bebê, é fresco e pronto, bacteriologicamente seguro, prático, diminui trabalho e custo familiar, pois o leite materno é o alimento mais barato e mais adequado para a saúde do bebê. É também muito importante para a sociedade, porque diminui os custos com internações e medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida das crianças.
Não é a toa que a sigla para designar o Aleitamento Materno Exclusivo é justamente AME, não há palavra melhor pra demonstrar o que esse ato representa: AMOR ao seu filho


Aluno: Newton Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário